quarta-feira, 29 de junho de 2011

BEM-ESTAR

Ser otimista reflete em qualidade de vida

Você já parou para pensar que enxergar a vida de forma otimista favorece a felicidade? Muitas pessoas perdem muito tempo de suas vidas lamentando e falando de sua infelicidade, dificuldades, desejos não realizados, não conseguindo focar em um objetivo que pode mudar essa situação. Acabam afastando pessoas de perto de si, em função do fato de só enxergarem os fatos ruins, desvalorizando as boas situações que possam ser favorecidas.
Quando estamos enxergando somente situações ruins, normalmente não vemos que temos algumas saídas possíveis, e acabamos enterrados na própria infelicidade. Todos temos problemas para resolver, porém algumas pessoas apresentam um grau de otimismo que auxiliam a vivenciar as situações mais levemente, conseguindo separar os momentos ruins de outros aspectos e sua vida, outras não, enxergam somente o lado ruim das situações, não conseguindo aprender e ressignificar os fatos negativos.
Nosso pensamento é tão rápido, que nem nos damos conta do quanto podem ser nocivos, porém quando são pessimistas eles de nada nos servem, por isso temos que fazer um exercício diário para que possamos desenvolver pensamentos saudáveis.
Conforme praticamos, vamos nos dando conta que estamos acostumados a pensar coisas ruins, e deixamos isso ser nosso guia de vida, mas ao começarmos a prestar a atenção, vamos percebendo que podemos mudar o curso dos pensamentos, começando a pensar somente situações agradáveis.
Desta forma começaremos a experimentar emoções que trazem felicidade, contentamento, e confiança. Pensamentos ocorrem em cadeias, formando uma rede, mudando a forma de sentir e enxergar o mundo ao nosso redor. Se for ruim, vemos tudo dar errado, se pensamos de forma otimista, vemos maiores possibilidades de concretizar nossos desejos.
Todo esse processo viabiliza transformar sua vida, pois com pensamentos saudáveis, poderá gerar comportamentos de sucesso, pois o otimismo, a alegria frente as vivências da vida, podem ser um excelente auxílio no desencadeamento de situações que levam à qualidade de vida.

Luciana Kotaka

Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares desenvolve seus trabalhos há mais de 14 anos. É referência nesta área por realizar atividades focadas em tratamentos que envolvam a relação direta entre o distúrbio do peso e a psicologia. CRP: 08/06502-1

========================================================

Descubra cinco aspectos positivos da timidez

Na Universidade de Stanford, na Califórnia, existe um grupo de pesquisa sobre timidez comandado por Philip Zimbardo. Esse grupo organizou um questionário sobre o tema e distribuiu para mais de cinco mil pessoas em várias partes do mundo. Mais de 80% dos entrevistados se consideraram tímidos em alguma fase da vida e 40% se consideram tímidos atualmente.

A timidez é um padrão de comportamento em que o indivíduo não interage ativamente de forma verbal ou não verbal, expressando pouco os seus pensamentos e sentimentos. A psicóloga e professora Denise Diniz, da Unifesp, classifica a timidez em dois tipos: a primeira é a situacional, que ocorre em ocasiões específicas. Já a outra é crônica e se manifesta em todas as formas de convívio social. 

Esse comportamento faz parte da vida de muitas pessoas e, às vezes, é mal interpretado e considerado um sinal de antipatia. No entanto, Bernardo Carducci, especialista em timidez da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, conta que é preciso procurar entender essas pessoas, em vez de tentar mudá-las. "Não há nada de errado em ser tímido. O problema com a timidez é não entendê-la e deixá-la te controlar, em vez de você controlá-la", aconselha. Ao saber conviver bem com isso, é possível até mesmo usufruir de vantagens. Saiba quais são elas: 
1- A timidez evita que as pessoas dominem as conversas

É comum as pessoas quererem falar e não se interessarem pelo que o outro tem a dizer. Um tímido, pelo contrário, pode ser um excelente ouvinte. "Demonstrar um interesse pelo outro, dar lugar para que o outro se coloque, são algumas das qualidades de uma pessoa mais tímida", ressalta a psicóloga Anna Hirsch Burg, do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas. Ela afirma que, quando a pessoa sempre tem que falar e ocupar o "centro do palco", pode ser sinal de grande insegurança - e até maior que a de alguém tímido. 

2- Preserva a sua vida pessoal e a sua imagem

O tímido, por não expor muito seus pensamentos e sentimentos e apresentar certo "acanhamento" - incômodo ou inibição nos relacionamentos interpessoais -, preserva a sua imagem e não se expõe demais perante os outros nas situações cotidianas. De acordo com a coordenadora do setor de gerenciamento de estresse e qualidade de vida da Unifesp, Denise Diniz, um dos aspectos positivos desse tipo de atitude é a defesa. A pessoa acaba tendo uma atitude de cautela, buscando a atitude adequada para a situação. O tímido preserva a sua vida pessoal, apresenta um baixo volume de voz e costuma ser uma pessoa mais comedida. 
3- As pessoas se aproximam de tímidos com interesse genuíno

Alguns tímidos transmitem paz e tranquilidade. A psicanalista Anna Burg enfatiza que, muitas vezes, pessoas caladas e tímidas são vistas como alguém que não fala porque está escondendo o "ouro", ou seja, alguém muito sábio, que pensa para falar e tem respostas geniais para os problemas. Dessa forma, as pessoas tímidas podem ser requisitadas de maneira genuína para se tornarem amigas. Por serem mais discretas, costumam guardar melhor os segredos dos outros e esta é uma qualidade que aumenta a confiança, imprescindível em qualquer amizade.  
4- São mais cautelosos na hora de se relacionar

A timidez pode servir como o comportamento de adaptação a novos relacionamentos. "Para o começo de relações amorosas ou de amizade, essa cautela do tímido pode ser muito benéfica", adverte a psicóloga Denise. Passada a inibição, cautela e, até mesmo, o medo inicial, o tímido consegue conviver bem com a outra pessoa e só aprofunda a relação quando sabe que o outro também é de confiança e merece respeito e amizade. Dessa forma, eles se decepcionam menos com as suas relações e só investem o seu tempo e o seu carinho em pessoas que fazem por merecer. 
5- A timidez evita ofensas desnecessárias

Por não falar tudo o que pensa e ser comedido com as palavras, o tímido evita fazer comentários desnecessários, e assim, não ofende as outras pessoas com "excesso de sinceridade" e de palavras. De acordo com os especialistas entrevistados, vivemos em uma sociedade que exige que as pessoas sejam lindas, inteligentes e extrovertidas. Por conta disso, a timidez pode ser até vista como ruim para os outros, mas não é necessariamente um mal para o tímido. Se esse tipo de comportamento é só mais um fator da sua personalidade e você convive bem com ele, não há razões para mudar a sua essência. Só é preciso preservar a sua autoestima e valorizar-se do jeito que você é.

Fonte: Dieta e Saúde

Data: 03/07/2011 - 19:02:22

------------------------------------------------------------------------------------------

Terapia da Linha do Tempo ajuda a encontrar a felicidade

Em tempos onde a maior preocupação é a realização, a felicidade e a qualidade de vida, encontramos muitas pessoas que não conseguem atingir nenhum destes valores e demonstram ser insatisfeitas com o que construíram ou vivem. Somos infelizes porque conseguimos ou não emagrecer, por estarmos solteiros, casados ou separados, porque nada é exatamente do jeito que idealizamos. A realidade se nega a ser como fantasiamos, fugimos do real e vivemos um eterno descontentamento.

Pergunto-me se as pessoas realmente questionam-se sobre o que as faz felizes. Você saberia me responder claramente esta pergunta? O que a motiva a continuar dia a dia? Ou, simplesmente, você pensa sobre o que realmente a faz feliz, mas transforma isso em uma meta futura, para quando você estiver aposentado ou terminado algum projeto que sempre é sucedido por outro? 
Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele
Apesar de ser uma simples pergunta e aparentemente tão clara ela esconde uma série de possibilidades e desventuras. Pois, achar o que nos faz feliz significa aceitarmos o que somos ou o que queremos, isso porque durante boa parte da nossa vida vivemos de acordo com o que o outro acha melhor para nós e nem sempre ousamos questionar o que realmente buscamos.

Diariamente, ouço no meu consultório os meus clientes comentarem ou reclamarem porque é tão difícil ser feliz, porque as coisas simplesmente não podem fluir sem nenhum entrave. Será que é mais simples encontrar pessoas infelizes, sem sentido na vida? Muitas vezes, a maioria confunde-se sobre o que significa este valor. Frequentemente chegamos à conclusão de que sem as intempéries do tempo não teríamos com o nos fortalecer e no futuro enfrentar desafios ou dificuldades maiores que normalmente nos levaram ao nosso objetivo ou destino.

Um fato que me chama bastante atenção é como as pessoas ficam confusas no momento em que começamos a falar sobre Felicidade. Como identificar o que significa este valor e como ele se apresenta na vida de cada um? Normalmente, este processo de identificação e congruência entre consciente e inconsciente é feito durante o processo da TLT - Terapia da Linha do Tempo. 

Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele, principalmente de uma forma clara para que a mente inconsciente e a consciente possam buscar o mesmo caminho. O primeiro passo é questionar sobre o que significa para cada um algum determinado valor, nesse caso trabalhamos com a Felicidade.

No meu ponto de vista, a Felicidade é estar em harmonia comigo, com o meu corpo, com as pessoas e com todos os que eu convivo. É estar de bem com a vida, sorrir por sorrir. É sentir-me leve, independente de quem esteja comigo. Este é um dos valores mais importantes para mim.

E para você, a Felicidade tem o mesmo sentido? Encontrou-se em minha explicação ou ela é diferente do que você pensa, seja na forma ou na expressão? Se não for, pare por um momento e reflita sobre o que este valor significa para você. Em seguida, experimente traduzir este significado para uma criança e verifique se ela compreende, seja simples em sua descrição. Logo após, pare por um momento e avalie porque ser feliz é tão importante e, quando tiver esta resposta, busque uma evidência de como você sabe ou saberá que atingiu este objetivo. 
A evidência nos auxilia a sincronizar o nosso consciente com o inconsciente (busca formas de identificar o que é importante para nós). Somente eu sei se realmente tenho Felicidade na minha vida. Cada pessoa tem uma forma de criar a sua evidência, então não compare as suas com as dos outros. Defina claramente como você saberá que tem este valor na sua vida. Normalmente, este processo ajuda os interessados a responderem com mais clareza a pergunta: O que faz você feliz?

Boa sorte!

Fonte: Dieta e Saúde


------------------------------------------------------------------------------------------

Orientação psicológica virtual traz comodidade e orientações pontuais

Desde o seu surgimento, a internet tem facilitado muito a vida das pessoas, aumentando a conectividade entre elas, diminuindo distâncias e ajudando a otimizar o tempo gasto nas tarefas profissionais e pessoais. Talvez muitas pessoas não saibam, mas hoje em dia a internet facilita também o acesso ao psicólogo.

A orientação psicológica virtual, que também é conhecida como terapia virtual ou terapia online, é caracterizada pela orientação de questões psicológicas feitas pelo profissional via e-mail, skype ou telefone.

Durante cada atendimento a pessoa terá condições de encontrar auxilio para dúvidas, medos, dificuldades pontuais e orientações sobre diversas questões emocionais. O número de atendimentos, duração e valor variam de acordo com cada profissional.  
A orientação psicológica virtual é caracterizada pela orientação de questões psicológicas feitas pelo profissional via e-mail, skype ou telefone.
Pesquisadores Europeus e Americanos têm se empenhado em testar e comprovar os benefícios da terapia virtual. Segundo matéria publicada no site da rádio Netherland Wereldomroep, "a terapia online é um sucesso na Holanda. A psicoterapia na qual o contato entre psicólogo e paciente só acontece via internet é tão eficiente quanto o tratamento 'cara a cara'."

Segundo publicado no Portal dos Psicologos em Portugal, "tem sido também constatado que online as pessoas vão mais diretamente ao foco de suas preocupações, o que agiliza a intervenção." No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta através da resolução CFP N°012/2005 a prática da orientação psicológica virtual.

Há uma série de estudos e pesquisas em desenvolvimento com relação aos benefícios da terapia virtual no país. No entanto, enquanto esses testes não forem totalmente concluídos e as pesquisas internacionais não tiverem sido validadas no Brasil, não é permitido praticar psicoterapia virtual, e sim orientação psicológica.

Por esse motivo é importante tomar cuidado com os serviços oferecidos online e com falsos profissionais que se utilizam da facilidade da internet para agir de má fé e enganar as pessoas.  
Futuramente o acompanhamento psicológico virtual não deverá substituir totalmente a psicoterapia tradicional, mas sim se tornar uma alternativa a ela, para que mais pessoas possam se beneficiar de seus efeitos.

A orientação virtual se destina aos seguintes grupos de pessoas:

- Portadoras de dificuldade física de locomoção: Pessoas com problemas de paralisia, doenças graves e contagiosas, gestantes e acamadas;

-Pessoas com falta de tempo para ir até o consultório: Para aqueles que trabalham muitas horas, moram longe do local de trabalho e gastam muito tempo se deslocando de um local para outro;

- Que moram em cidades em que há excasses de profissionais de psicologia: Há cidades onde, infelizmente, não há profissionais da área da psicologia, os existentes geram desconfiança ou não têm mais horários disponíveis;

- Timidos e reservados: Se sentem desconfortáveis ao pensar que podem ser observados e julgados por entrar em um consultório;

- Casais com dificuldades no relacionamento e sexuais: Sentem-se desconfortáveis em se expor diante de uma terceira pessoa ou tem dificuldades de ajustar os seus horários para irem juntos a consulta.

- Pais com problemas e dificuldades na orientação dos filhos: Dificuldades de diálogo, desempenho escolar e de relacionamento na familia, entre outras questões que possam aparecer em relação aos filhos;

- Que estão morando fora do seu país de origem: Geralmente podem ter dificuldade em se adaptar ao local e encontrar profissionais que falem o seu idioma e entendam a sua cultura;

- Estágios avançados de depressão: A pessoa sente muita dificuldade e desânimo para sair de casa;

- Que buscam orientação psicológica para questões cotidianas relacionadas ao profissional e pessoal.

Se você pertence a algum desses grupos acima, saiba que agora você pode se beneficiar de mais um serviço importante, cômodo e seguro oferecido via telefone ou internet. 
Fonte: Dieta e Saúde
------------------------------------------------------------------------------------------

Terapia da Linha do Tempo ajuda a encontrar a felicidade 

Em tempos onde a maior preocupação é a realização, a felicidade e a qualidade de vida, encontramos muitas pessoas que não conseguem atingir nenhum destes valores e demonstram ser insatisfeitas com o que construíram ou vivem. Somos infelizes porque conseguimos ou não emagrecer, por estarmos solteiros, casados ou separados, porque nada é exatamente do jeito que idealizamos. A realidade se nega a ser como fantasiamos, fugimos do real e vivemos um eterno descontentamento.

Pergunto-me se as pessoas realmente questionam-se sobre o que as faz felizes. Você saberia me responder claramente esta pergunta? O que a motiva a continuar dia a dia? Ou, simplesmente, você pensa sobre o que realmente a faz feliz, mas transforma isso em uma meta futura, para quando você estiver aposentado ou terminado algum projeto que sempre é sucedido por outro? 
Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele
Apesar de ser uma simples pergunta e aparentemente tão clara ela esconde uma série de possibilidades e desventuras. Pois, achar o que nos faz feliz significa aceitarmos o que somos ou o que queremos, isso porque durante boa parte da nossa vida vivemos de acordo com o que o outro acha melhor para nós e nem sempre ousamos questionar o que realmente buscamos.

Diariamente, ouço no meu consultório os meus clientes comentarem ou reclamarem porque é tão difícil ser feliz, porque as coisas simplesmente não podem fluir sem nenhum entrave. Será que é mais simples encontrar pessoas infelizes, sem sentido na vida? Muitas vezes, a maioria confunde-se sobre o que significa este valor. Frequentemente chegamos à conclusão de que sem as intempéries do tempo não teríamos com o nos fortalecer e no futuro enfrentar desafios ou dificuldades maiores que normalmente nos levaram ao nosso objetivo ou destino.

Um fato que me chama bastante atenção é como as pessoas ficam confusas no momento em que começamos a falar sobre Felicidade. Como identificar o que significa este valor e como ele se apresenta na vida de cada um? Normalmente, este processo de identificação e congruência entre consciente e inconsciente é feito durante o processo da TLT - Terapia da Linha do Tempo. 

Durante o trabalho da Terapia da Linha do Tempo, buscamos fazer com que o cliente compreenda e entenda o que significam os valores para ele, principalmente de uma forma clara para que a mente inconsciente e a consciente possam buscar o mesmo caminho. O primeiro passo é questionar sobre o que significa para cada um algum determinado valor, nesse caso trabalhamos com a Felicidade.

No meu ponto de vista, a Felicidade é estar em harmonia comigo, com o meu corpo, com as pessoas e com todos os que eu convivo. É estar de bem com a vida, sorrir por sorrir. É sentir-me leve, independente de quem esteja comigo. Este é um dos valores mais importantes para mim.

E para você, a Felicidade tem o mesmo sentido? Encontrou-se em minha explicação ou ela é diferente do que você pensa, seja na forma ou na expressão? Se não for, pare por um momento e reflita sobre o que este valor significa para você. Em seguida, experimente traduzir este significado para uma criança e verifique se ela compreende, seja simples em sua descrição. Logo após, pare por um momento e avalie porque ser feliz é tão importante e, quando tiver esta resposta, busque uma evidência de como você sabe ou saberá que atingiu este objetivo. 
A evidência nos auxilia a sincronizar o nosso consciente com o inconsciente (busca formas de identificar o que é importante para nós). Somente eu sei se realmente tenho Felicidade na minha vida. Cada pessoa tem uma forma de criar a sua evidência, então não compare as suas com as dos outros. Defina claramente como você saberá que tem este valor na sua vida. Normalmente, este processo ajuda os interessados a responderem com mais clareza a pergunta: O que faz você feliz?

Boa sorte!

Fonte: Dieta e Saúde

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário