quarta-feira, 29 de junho de 2011

FITNSS

 Atividades para manter você e seus filhos saudáveis

Sabe-se que para manter a saúde e o bem-estar é preciso também manter o corpo ativo e dizer adeus ao sedentarismo. E para fazer isso, nada mais divertido e motivador do que convocar a família toda para entrar nessa. Então confira nossas sugestões de atividades para fazer com a família toda e deixar todo mundo em forma e saudável.

Caminhada

A caminhada em família pode ser uma oportunidade interessante para aproximação entre vocês e para promover a prática da atividade física em sua família. A caminhada proporciona um exercício leve e saudável e também permite que quem o pratica observe a paisagem por onde passa. Ela é indicada para famílias que estejam começando a incentivar os filhos a praticarem exercícios físicos, porque é menos exigente e bastante motivadora. 

Dançar

Dançar com seus filhos pode ser uma atividade prazerosa e além de tudo muito saudável. É uma grande chance fazerem algo diferente e ao mesmo tempo cuidar do corpo.
Escolha ritmos que seus filhos gostem e prepare um festival de dança ou ainda um concurso de dança entre eles. Vale a pena soltar a criatividade para aproveitar o que essa atividade tem a oferecer.

Passear de bicicleta

Pedalar é uma atividade extremamente saudável e, além disso, ainda promove atitudes ecológicas – uso da bicicleta em vez do automóvel. Um passeio de bicicleta pelo bairro ou nos arredores da casa pode incentivar a família toda a manter o corpo em forma.

Nadar

Um dia na piscina com a família – quem não gosta? Nadar movimenta todo o corpo e é um ótimo exercício para manter o corpo saudável. Chame os seus filhos, proteja os pequenos com bóias e aproveitem os dias quentes para se divertirem juntos na piscina ou ainda na praia ou riachos. Mas lembre-se de sempre colocar a segurança de todos vocês em primeiro lugar.

Jogos

Alguns jogos que podem ajudar a manter a família toda se exercitando incluem concursos de pular, guerra de travesseiros, corrida a pé e amarelinha. Você e seus filhos também podem criar maneiras diferentes de praticar essas atividades e também podem praticar os jogos que seus filhos mais gostam. O importante é manter o foco: não deixar ninguém ceder à preguiça e ao sedentarismo. Então prefira jogos ao ar livre e que exijam movimentação.
Praticar atividades físicas em família também proporciona aos pais a observação dos filhos para perceber se eles sofrem de algum problema ortopédico ou respiratório. Sendo assim, observe as reações de seu filho ao praticar uma atividade com ele e procure o médico se considerar necessário.
Não deixe de aproveitar também estas oportunidades para incentivar a aproximação entre vocês, para que a família siga unida. Enfim, a experiência de praticar exercícios físicos com seus filhos pode trazer muitos benefícios, por isso deixe a preguiça de lado e convoque todos para se exercitarem. 

Fonte: Dicas de Mulher
Data: 19/01/2012 | 22:26:27

=========================================================

7 exercícios para queimar calorias

Na academia ou em casa, é possível manter o corpo em dia praticando exercícios físicos de forma saudável e sem exageros. Cada atividade apresenta diversos benefícios para o corpo e, de quebra, ajuda a eliminar alguns quilos. Mas é claro que para isso acontecer, é preciso se dedicar bastante, porém sem extrapolar.

Conheça agora uma lista com 7 exercícios para queimar calorias. Depois de conhecer as vantagens de cada um, escolha o que mais se adequa ao seu gosto ou necessidade e comece a praticar para sentir os resultados.

1- Pedalar

Pedalar é muito saudável para o corpo e ainda serve para preservar o meio ambiente. Além de ser muito agradável e relaxante, andar de bicicleta é uma das atividades mais completas.
É ótima para quem quer exercitar o corpo, fugir do sedentarismo e trabalhar todos os músculos, pois serve para fortalecer os glúteos, panturrilhas, abdômen e deixar as pernas mais firmes. A boa notícia é que pedalar equivale a até 840 calorias a menos no corpo.

2- Tênis

Além de se divertir e mandar o estresse embora, jogar tênis trabalha o corpo todo, pois é preciso ter força para arremessar a bolinha e bastante fôlego para correr por toda a quadra. Os principais benefícios do tênis são a melhora na coordenação motora, aumento da agilidade e fortalecimento dos músculos de todo o corpo, principalmente dos braços. Uma partida de tênis de uma hora equivale a 800 calorias perdidas.

3- Corrida

A corrida é a melhor atividade física para quem quer queimar bastante calorias. Além de poder ser feita em qualquer lugar, correr por apenas uma hora equivale à perda de 900 calorias.
Correr fortalece os músculos e ossos, promove bem-estar e traz vários benefícios para o corpo. Entre eles, ajuda no processo de emagrecimento, condicionamento cardiorrespiratório, prevenção de diversas doenças, combate a insônia e libera o estresse acumulado ao longo do dia. Mas lembre-se: para praticar a corrida com segurança, é preciso ter roupas adequadas, um tênis confortável e nunca esquecer de hidratar o corpo bebendo bastante água.

4- Musculação

Quem disse que as mulheres não podem fazer musculação? Quando os exercícios são feitos de forma correta e sem exageros, a musculação traz diversos benefícios para o corpo, conservando sempre a silhueta delicada da mulher, sem deixar o corpo deformado e cheio de músculos.

Os principais benefícios da musculação para mulheres são a queima de gorduras, tonificação da musculatura e o combate a flacidez, deixando o corpo mais firme e com as formas mais definidas. Além disso, essa atividade ajuda a diminuir o colesterol e melhorar o fluxo sanguíneo, combate a osteoporose e faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes.

Em cada hora de treino, é possível perder em média 720 calorias com a musculação. Mas evite exagerar, pois a atividade pode causar lesões, danificando os músculos e tendões se for feita sem a orientação adequada.

5- Boxe

Praticar boxe, além de liberar todo o estresse do dia a dia, garante um excelente condicionamente físico para o corpo. A atividade traz diversos benefícios como a resistência muscular localizada, melhoramento na musculatura lombar, aumento da capacidade cardiorespiratória e da coordenação motora, afina a cintura, define pernas, panturrilhas e principalmente os braços.

Além disso, treinar boxe ajuda a queimar até 660 calorias. Para evitar lesões e praticar os exercícios corretamente, é preciso ter os acessórios adequados como a luva específica para o boxe e roupas confortáveis.

6- Pular corda

Pular corda é uma atividade muito divertida, que tem a vantagem de poder ser praticada em casa mesmo. Essa brincadeira de criança ajuda a queimar bastante calorias e contribui para um corpo mais saudável e definido.

O simples movimento de pular trabalha todos os músculos do corpo, ajuda a queimar a gordura localizada, afina a silhueta, dá flexibilidade e equilíbrio para o corpo, tonifica as pernas, panturrilhas, abdômen e bumbum. Essa atividade queima cerca de 15 calorias por minuto e uma hora pulando corresponde a cerca de 900 calorias a menos.

7- Natação

A natação é uma atividade refrescante e um pouco diferente das feitas em solo, pois ela não apresenta dores, sensação de exaustão e transpiração, mas um efeito de relaxamento da musculatura e o alívio das tensões. Nadar trabalha todos os músculos do corpo e melhora o condicionamento físico, aumenta a autoestima, previne de várias doenças e garante o bem-estar.

Os benefícios ao praticar essa atividade são diversos, como a melhora da coordenação, aumento da flexibilidade e agilidade, resistência muscular e força. Praticar natação por uma hora, equivale a queima de até 540 calorias. Para evitar o choque térmico e evitar cãibras ao longo do treino, procure alongar o corpo antes de dar início às atividades.

Fonte: Dicas de Mulher
Data: 19/01/2012 | 22:20?23

=========================================================

Como caminhar de forma correta.


Ao caminhar, olhe para frente, mantendo o abdômen contraído.

O tipo de calçado ideal para o dia-a-dia (trabalho) deve ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas, ter o salto de base larga e leve, com altura de no máximo 4 centímetros , e de preferência, com amortecimento.
Para caminhadas, com uma duração maior (no parque, asfalto, trilha, ruas e outros lugares) procure usar um tênis  adequado com um bom amortecedor e que seja confortável. Além disso, um bom tênis vai evitar dores nos pés e até uma futura lesão. E sempre respire de forma adequada durante a caminhada (inspire pelo nariz e expire pela boca).

Com essas dicas você estará caminhado de forma adequada durante o dia e fazendo uma atividade física adequada para deixar você mais saudável.  

Fonte: Blog.br Dicas

Data: 20/07/2011

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Caminhar para manter a forma

Se está a pensar em aventurar-se numa missão de perda de peso mas não quer passar fome nem dedicar muito esforço ao assunto, então caminhar é a solução ideal. Esta é uma das forma mais fáceis e eficientes de iniciar o seu programa de fitness.
Ao escolher esta forma de exercício está não só a reduzir o seu peso de forma equilibrada, como ainda contribui para um estilo de vida saudável.

Se não é fã das flexões nem dos exercicios abdominais, ou se simplesmente não tem tempo devido ao trabalho ou ás tarefas da casa, encontrou a solução: caminhar.

É recomendado que as caminhadas sejam feitas de manhã cedo, porque o ar é fresco e está ainda com níveis de poluição reduzidos. Também porque depois de uma boa noite de sono o corpo está relaxado. Estes factores em conjunto, ajudam a cuidar da condição física e promovem a saúde mental. Por outras palavras, encoraja o desenvolvimento e o melhoramento do seu corpo.

Apesar de levar alguns meses até os efeitos começarem a ser visíveis, irá certamente sentir-se mais activo e "recarregado". Irá também servir de "empurrão" aos seus níveis de energia e ao metabolismo do seu corpo. Permite-lhe ainda perder peso mais rapidamente.

Aqui ficam algumas dicas sobre caminhar que podem ser integradas no seu calendário de exercícios:

1. Antes de começar certifique-se que tenciona cumprir o programa de exercícios à risca, diariamente. Só assim qualquer programa de fitness o poderá ajudar a perder peso.

2. Outra coisa importante para a eficácia de caminhar é fazê-lo num terreno plano e arranjar um bom e confortável par de sapatilhas/ténis.

3. Se não for possível caminhar rápido, abrande o passo. Também consegue livrar-se das calorias indesejadas se caminhar de forma mais lenta.

4. Não deve apontar apenas para a perda de peso. Deve ter em atenção que manter o peso depois de perder o excesso, é igualmente importante.

5. Pode manter o peso desejado, caminhando mais rápido e por distâncias maiores.

6. Os exercícios por si só não são suficientes para se manter saudável e em forma. Deve adquirir ou manter hábitos saudáveis de alimentação e procurar dormir bem. Isto assume uma importância vital, uma vez que se o seu corpo não obtiver os nutrientes necessários nem o descanso adequado, o corpo pode sofrer alterações devido ao exercício.

7. Todas as funções corporais e circulação sanguínea vão melhorar significativamente.

Fonte: Fitnss

Data: 03/07/2011 - 18:25:36

-----------------------------------------------------------------------------------------

Saiba como correr para perder a barriga
  
Quem tem pressa em perder peso nem pensa duas vezes na hora de acelerar o passo: a corrida é, realmente, uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde. O esporte aumenta o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais rapidamente.

Por isso, o consumo maior de energia não se restringe aos minutos de treino, mas ao dia todo. Muitos defendem que a corrida leve é ideal para perder peso, numa prática com mais de 30 minutos. Nem sempre. O que emagrece mesmo é a continuidade da atividade física, com exigência crescente de esforço. O aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas, depois do exercício. Ou seja, não é só durante a atividade física que há queima de gordura.

Com aumento do gasto calórico e uma dieta balanceada, seu corpo reage queimando as reservas de gordura. Por isso, as atividades mais longas ou mais intensas têm gasto energético-calórico maior e agradam mais quem busca resultados em pouco tempo.

A gordura abdominal, entretanto, exige uma tática específica para derreter. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida ou caminha com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis. Daí o consumo da gordura visceral.

Mas se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma. Lembre-se que o exagero de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo e, na dúvida, peça orientação ao seu professor.
Fonte: Dieta e Saúde
-----------------------------------------------------------------------------------------

Cuidados na execução de exercícios evitam tendinite 

Conta a lenda que Aquiles, filho do rei Peleu e da rainha Tétis, tinha um único ponto vulnerável no corpo e ele ficava exatamente na altura do calcanhar, ao nível do tendão da parte posterior do tornozelo. Entretanto, para pessoas comuns, a dor e a inflamação neste local podem ter como causa frequente esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga.

A tendinite de Aquiles, inflamação no tendão do calcâneo, é um quadro frequente nos atletas, principalmente entre os corredores de longa distância. É uma típica lesão por excesso de uso e, normalmente, origina-se com aumento repentino da atividade esportiva, mudança de calçados ou piso de treinamento inadequado.

Em geral, é provocada por micro-rupturas das fibras de colágeno que constituem o tecido tendinoso, que é muito pobre em vascularização. Estas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço repetitivo, podem provocar uma inflamação ou degeneração do tecido tendinoso.
Em geral, origina-se com aumento repentino da atividade esportiva, mudança de calçados ou piso de treinamento inadequado.
Fatores que favorecem a tendinite de Aquiles:

1. Aumento não gradativo da distância ou velocidade percorrida;

2. Treinamento em aclive ou subidas de escadas;

3. Traumatismo causado pela contração vigorosa da musculatura flexora do joelho, como um aumento na velocidade final na corrida;

4. Sobrecarga de treinamento;

5. Tênis inadequado para a corrida;

6. Falta de equilíbrio muscular.

Muitas vezes o paciente pode sentir dor ao caminhar, ao subir e descer escadas ou quando começa a correr. Esta dor pode variar de intensidade e de frequência e, em casos avançados, levam a grande limitação com dor mesmo em repouso.
Ao realizar o exame, encontramos dor ao apalpara parte mais baixa do tendão, de três a cincocentímetros acima de sua inserção. Também são atestados inchaço local, limitação dos movimentos e dificuldade para o início da corrida, que pode ser claudicante.

A ultrassonografia pode ser indicada para confirmação diagnóstica, como método de baixo custo e rápido, embora a ressonância magnética possa dar com maior precisão detalhes do processo.

O tratamento da tendinite de Aquiles consiste, basicamente, no repouso relativo, no afastamento temporário das atividades físicas, no uso de antinflamatórios e analgésicos, nacrioterapia - aplicação de gelo no local por 20 minutos de três a quatro vezes ao dia - e reabilitação através da fisioterapia com medidas analgésicas e exercícios específicos.

Antes de se pensar em cirurgia, porém, alguns métodos alternativos poderão ser utilizados, como terapia por ondas de choque. Tratamento cirúrgico é uma exceção, uma vez que a maioria dos casos são resolvidos com um tratamento clínico adequado. Nos casos crônicos pode ocorrer ruptura total do tendão de Aquiles. Quando isso ocorre, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Fonte: Dieta e Saúde


------------------------------------------------------------------------------------------

Exercícios de trocas de postura ajudam a combater dores nas costas

Quando somos crianças não temos vergonha de fazer inúmeras posições e nos movimentamos naturalmente. Espreguiçamos, rolamos, agachamos, deitamos e levantamos com uma alegria invejável. Entretanto, ao passo que envelhecemos e nos tornamos adolescentes, jovens e adultos, cada vez mais esquecemos desses movimentos, e fiamos grandes períodos ou sentada ou deitada. Se pararmos para pensar uma pessoa que não tem uma vida ativa, onde sua atividade profissional é na postura sentada, seria mais ou menos assim: acorda, um pouco de movimento para se arrumar. Para tomar café sentado; no carro sentado; e no trabalho; e na hora do almoço? Sentado...e assim por diante. 
Deitar, rolar, sentar, e ficar em pé. Estas simples trocas podem auxiliar no inicio de um programa de treinamento
Se você é uma dessas pessoas, aqui vai mais uma opção para alegrar o seu corpo com trocas posturais. Como o próprio nome diz, sair de uma para a outra postura, com um movimento natural que o corpo já sabe fazer. Deitar, rolar, sentar, e ficar em pé. Estas simples trocas podem auxiliar no inicio de um programa de treinamento, e ajudar você a melhorar seu bem-estar seu condicionamento físico. 
Inicie desta forma:
1. Deitado no chão de costas com pernas(membros inferiores em extensão), role para a direita ou esquerda e sente com o apoio das mãos e fique de pé. Volte para o chão pelo mesmo caminho que ficou em pé. Repita cinco vezes esse procedimento de cada lado.
2. Deitado idem acima, dê um impulso e sente utilizando os membros inferiores e abdome; vire para um dos lados e faça a transferência para ficar em pé. Também repita cinco vezes de cada lado.
3. Assim como nos exercícios anteriores, é preciso ficar deitado. Role para o lado e fique de barriga para o chão; passe para a postura de gato; ajoelhe e coloque uma das pernas na frente e fique em pé; volte para o chão pelo mesmo caminho. Repita para o outro lado. Faça isso cinco vezes.

É muito simples. Experimente e perceba a quantidade de músculos que são trabalhados durante esses exercícios. Você pode iniciar com o exercício número um, dia sim e outro não. E após quatro semanas acrescente a sequência número dois e após mais quatro semanas acrescente a três. E pratique por três meses alternadamente. E depois você pode alterná-las durante a semana. Você pode aplicar outros treinamentos em conjunto com estas trocas. Exemplo: antes da caminhada, da corrida ou do seu treinamento de força. 
 Eles são excelentes para quem está com baixa disposição ou até mesmo cansado do mesmo treinamento de rotina. Para atletas pelo menos uma vez por semana fará a diferença no programa de treinamento de rotina. Um antiestresse natural, ideal também até para os papais e as mamães brincarem com os filhos de qualquer faixa etária sem ficar com dor nas costas.



Fonte: Dieta e Saude

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário