quarta-feira, 29 de junho de 2011

TURISMOS

Férias: Conheça os encantos de nova friburgo, Rio de Janeiro

Engana-se quem pensa que Nova Friburgo, a capital nacional da lingerie, é destino exclusivo para compras de peças íntimas. Emoldurada pela mata Atlântica, a cidade oferece uma gama de passeios e atividades que levam a cachoeiras, riachos, mirantes naturais e reservas ambientais. Também merecem atenção a gastronomia diversificada e as outras opções de consumo, que vão muito além dos conjuntos de algodão, renda ou lycra. Não há dúvidas de que circular pelo bairro de Olaria e pela Ponte da Saudade em busca de peças de qualidade e a preços acessíveis é programa obrigatório, mas imperdível também é encher a mala com queijos de cabra, biscoitos amanteigados, chocolates caseiros e artesanato de bom gosto. 

Jardim do Nêgo: Esculturas gigantes dão vida aos barrancos
Foto: Prefeitura de Nova Friburgo
Colonizada pelos suíços no século XIX, Friburgo vem sendo desbravada pelos ecoturistas, que lá encontram trilhas para prática de trekking, mountain-bike e off-road; rios para curtir o rafting; e formações rochosas perfeitas para apreciar a paisagem - entre elas, a pedra do Cão Sentado e o pico da Caledônia. As atividades conduzem os aventureiros, ainda, para as vilas de Lumiar e São Pedro da Serra, a 30 quilômetros. Além da natureza intocada, os arraiais preservam o astral rústico da região - mas com charme de sobra garantido pelas pousadas, restaurantes e lojinhas.

No pólo gastronômico de Mury, restaurantes servem fondues, racletes e delícias alemãs

Também nos arredores está a mais saborosa herança deixada pelos colonizadores: a gastronomia. No distrito de Mury, pólo gastronômico de Friburgo, estão restaurantes especializados em fondues e racletes. As receitas típicas, porém, dividem as mesas com pratos de outra cozinha: a alemã, sempre regada a muita cerveja. As boas opções encontram-se ainda na estrada Teresópolis-Friburgo, onde vale a pena fazer a digestão circulando e apreciando as esculturas gigantes do Jardim do Nêgo, feitas em barrancos ao longo da propriedade.
 
Fonte: Terra  
 
Data: 03/07/2011 - 19:25:31
 
----------------------------------------------------------------------------------------

Turistas têm direito a reembolso de compras; saiba como

Muitos turistas de primeira viagem não conhecem o Tax Free. Trata-se da devolução dos impostos pagos pelos viajantes ao comprar bens em alguns países no exterior na hora de voltar ao Brasil. O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) já está embutido no valor total do produto na hora da compra. Os Estados Unidos não possuem Tax Free, mas fica a sugestão para quem visita os países da União Europeia.
A lista é bem grande. Por isso, antes de viajar, pesquise se no seu destino você tem direito ao reembolso. O valor percentual de devolução varia de país para país, mas pode chegar até 25% do total das compras. Na Alemanha, por exemplo, fica entre 7% e 19%. Já na Inglaterra, não há variação e o retorno é de 17,5%. Na Argentina é de 16%.
Descobrir onde você terá direito a devolução é fácil. As lojas que oferecem este serviço apresentam em suas vitrines um adesivo com a inscrição "tax free". Na Europa, cada país estabelece um valor mínimo de compras para se ter direito ao benefício. Normalmente é acima de 60 euros. Serviços como hotéis e restaurantes não dão direito.
Na hora da compra, o pagamento da mercadoria deverá ser efetuado normalmente (incluindo os impostos). Apresente no caixa o passaporte e solicite o formulário da Global Blue/Global Refound, empresa que intermedia o processo de Tax Free para os turistas. Em seguida, é preciso indicar se deseja o ressarcimento no aeroporto ou via depósito. O reembolso só acontece quando o viajante deixa o país.
No aeroporto, depois de fazer o check-in, dirija-se ao balcão da Global Refound e apresente o formulário e as notas fiscais ao agente da alfândega. Uma dica: guarde as compras para as quais você solicita o Tax Free na mala de mão, pois o agente pode pedir para vê-las. É raro, mas pode acontecer se o valor for alto.
Após a papelada aprovada e carimbada, vá ao posto de reembolso junto aos terminais internacionais e apresente os documentos novamente. Você pode escolher se prefere receber o dinheiro na hora ou como crédito no cartão de crédito.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário